Nos tempos atuais, arduamente marcados por extensas jornadas de trabalho e constante exposição ao estresse, a busca por maneiras de obter um ambiente de trabalho saudável tem se tornado cada vez mais necessária. Uma das práticas que vem ganhando destaque é a aromaterapia.
A Aromaterapia, baseada no uso terapêutico dos óleos essenciais extraídos de plantas, flores, ervas, frutas e especiarias, tem sido cada vez mais utilizada no contexto laboral, configurando-se como uma estratégia aliada na melhora da produtividade, diminuição do estresse e promoção de saúde. Sendo assim, vamos explorar os benefícios da aromaterapia no ambiente de trabalho e as melhores práticas para implementá-la.
Como a aromaterapia funciona?
O primeiro tópico que deve ser abordado é a compreensão de como a aromaterapia funciona. Quando inspiramos o aroma dos óleos essenciais, as moléculas odoríferas penetram nosso sistema respiratório e alcançam nosso cérebro, ativando o sistema límbico, responsável pelas nossas emoções, memória e aprendizado. Nesse sentido, a aromaterapia pode ser considerada uma intervenção eficaz para o gerenciamento das emoções no local de trabalho, aumentando a concentração, diminuindo a ansiedade e promovendo o relaxamento.
Aromaterapia no ambiente de trabalho saudável
O uso da aromaterapia no trabalho pode beneficiar os colaboradores de diversas formas. Cada óleo essencial tem propriedades únicas e pode ser usado para atingir objetivos diversos. O óleo de lavanda, por exemplo, é conhecido por sua capacidade de induzir ao relaxamento e reduzir o estresse e a insônia. Já o óleo de laranja doce é reconhecido por estimular a alegria e bem-estar. O óleo essencial de manjericão é excelente para aumentar a concentração e a clareza mental. Sem falar do óleo de eucalipto, muito utilizado para fortalecer o sistema imunológico e para o alívio de doenças respiratórias.
Um aroma bem utilizado, pode inclusive ser uma ótima ferramenta de marketing e tornar-se a identidade de uma loja ou ambiente comercial. Os aromas têm o poder de ativar memórias. Quem nunca entrou em uma loja e ficou encantado com um aroma?
Como utilizar a aromaterapia para um ambiente de trabalho saudável?
Embora a ideia de iniciar a aromaterapia no ambiente de trabalho seja atraente, é importante observar algumas práticas recomendadas. Primeiramente, é fundamental garantir a qualidade dos óleos essenciais, evitando produtos sintéticos que, além de não possuírem as mesmas propriedades terapêuticas, podem ser prejudiciais à saúde.
É importantíssimo que o uso dos óleos essenciais seja feito de maneira adequada e consciente, sempre diluídos em um carreador – que pode ser água, creme neutro ou óleo vegetal – pois são substâncias concentradas e possuem algumas contraindicações. É igualmente importante lembrar que o que é bom para uma pessoa, pode não ser para outra. Logo, vale a pena contar com a orientação de um profissional da área.
A forma de utilização dos óleos essenciais no ambiente de trabalho vai depender do espaço físico e da quantidade de pessoas. Para ambientes mais amplos, um difusor pode ser a melhor opção. Já em espaços menores, um spray de ambiente pode ser uma alternativa interessante.
Vale destacar a importância do respeito pelo espaço coletivo. Nem todos toleram bem os mesmos aromas, enquanto alguns podem ser alérgicos a certos óleos essenciais. Por isso, é importante verificar a possibilidade de uso desses produtos com todos os presentes na atmosfera de trabalho.
Conforme observado, a utilização da aromaterapia no ambiente de trabalho pode trazer benefícios significativos para a saúde e bem-estar de todos os colaboradores, melhorando a produtividade, reduzindo o estresse e auxiliando na concentração. Com atenção às melhores práticas, pode-se criar um ambiente agradável, motivador e saudável, que proporcionará, sem dúvidas, dias de trabalho muito mais leves e produtivos.